Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Pesqueira recebe lançamento de catálogo sobre a renascença.

Os lançamentos acontecem nos próximos dias 2 e 4, no Recife e em Pesqueira.

Um panorama da produção de renda Renascença nos municípios de Poção, Pesqueira e arredores, com um olhar sobre a história dessa artesania e outro sobre o futuro das artesãs e do objeto do seu labor. Esses são os objetivos alcançados pelo Catálogo Renascença – PE, projeto idealizado por Tereza Franco, que conta com incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura para a sua realização.

Com distribuição gratuita, o catálogo terá dois lançamentos, a fim de chegar mais perto dos públicos interessados em conhecer o resultado do projeto. O primeiro viaja paraPesqueira no dia 2 de abril e o segundo acontece no dia 4 de abril na Orbe Coworking, no Recife.

Organizado em duas partes, o catálogo traz um breve histórico, desde o surgimento da renda em Poção, acompanha seu desenvolvimento, reflete sobre a cadeia produtiva da renda e sobre as condições de vida e trabalho das rendeiras na atualidade. Detalhes do modo de fazer e dos insumos necessários também constam do texto que apresenta a pesquisa.

A segunda parte apresenta um ensaio fotográfico com peças produzidas por artesãs do território e estilistas pernambucanos, com atenção especial à riqueza dos pontos utilizados. Criada no século XVI e apropriada por artesãs de Poção nos anos 1930, a renda Renascença chega ao presente como uma das mais importantes atividades econômicas do Agreste Central pernambucano, mantendo-se atrativa para novas aplicações e mercados.

SERVIÇO
Lançamentos Catálogo Renascença – PE
Recife – [04 de abril, às 19h] Onde? Na Orbe Coworking
Av. Dantas Barreto, 324, Edf. PE, 8º andar
Pesqueira – [2 de abril, às 18h] Onde? Academia Pesqueirense de Letras Praça Comendador José Didier, s/n, Centro, Pesqueira/PE
EncartNoticias.com
Fonte: Beth Oliveira – Assessoria de Comunicação
Imagens ilustrativas da net

Nenhum comentário

Juliano Cesar. Tecnologia do Blogger.