Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Raquel Lyra conhece o sistema integral de ensino de Arcoverde.

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou de audiência, nesta quinta-feira (08), com a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto e o presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação – ICE, Marcos Magalhães.

Na pauta, o principal tema foi conhecer a parceria do município com o Instituto e, principalmente, como funciona o Sistema de Ensino Integral na rede. A reunião aconteceu no gabinete, na sede da prefeitura de Arcoverde, com a participação também da equipe da Secretaria de Educação.

Arcoverde, hoje, oferece o serviço educacional até o Fundamental 1, mas foi contemplada, entre 15 cidades do estado, com uma escola de ensino Fundamental 2. A partir de 2017, já vai oferecer três turmas do 6º ano. Em cada ano subsequente, crescerão mais três turmas do 7º, depois 8º e 9º.
 “Dessa maneira, em 2020, estaremos oferecendo o ensino integral da educação infantil até o 9º ano. Estes alunos terão opção de continuar com o ensino integral na rede estadual, ou seja, Arcoverde será a primeira cidade de Pernambuco a oferecer o ensino integral do começo ao fim.”, enfatizou a prefeita Madalena.

Raquel Lyra, fez várias perguntas e esclareceu dúvidas sobre o “case” de sucesso do novo sistema integral implantado na cidade, no início de 2016, com a reestruturação das escolas Ivani Bradley e Jonas Freitas, incluindo uma nova proposta pedagógica. Raquel ainda conheceu in loco os dois centros de ensino e pode conferir todo funcionamento, assim como, ouviu os depoimentos de professores e alunos.

“A Metodologia da Presença é um dos pilares. O professor participa de todos os momentos, deixa de ser um “dador” de aulas para ser um educador no refeitório, no corredor, na recreação. Hoje eu sou maravilhada com toda a pedagogia do sistema, que transformou a nossa vida e dos alunos”, disse a coordenadora do Sistema Integral, Michelle Melo.

Arcoverde investe mais de 28,5% na Educação. São quase 4% a mais do que prevê a lei.  “É preciso priorizar para ter transformação”, pontuou o presidente do ICE Marcos Magalhães.

Fotos: Ascom PMA

Nenhum comentário

Juliano Cesar. Tecnologia do Blogger.