Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Caravana da Educação chega em Arcoverde nesta quarta-feira (20)

A Caravana da Educação irá passar pela cidade que é conhecida como “Portal do Sertão” após passar por Limoeiro, Timbaúba, Paulista, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, São José do Egito, Garanhuns, Araripina e Salgueiro. A comitiva da Secretaria de Educação do Estado chega nesta quarta-feira (20) ao município de Arcoverde para mais uma reunião de Pactuação de Metas 2018. 

O encontro vai contemplar todas as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Moxotó-Ipanema e chega acompanhada da Caravana da Educação, que é a grande novidade deste ano e consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes que acontece paralelamente à reunião de pactuação. A Caravana tem o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual. 
 
Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Arcoverde, o polo esportivo será na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, no período da manhã. Já as atividades do polo cultural serão concentradas na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Rios, também pela manhã.
No Polo Central, localizado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Arcoverde, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam da apresentação dos projetos “Enem, Tá Ligado?”, com foco na preparação para o Enem, e do PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
Já a Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro que acontece na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Arcoverde, é comandado pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, e envolve gestores de todas as 56 unidades de ensino jurisdicionadas à gerência regional.
“A Pactuação de Metas é um momento muito importante do trabalho que a Secretaria de Educação realiza junto às Gerências Regionais. Mas, sentíamos a necessidade de envolver toda a comunidade escolar nesse processo todo. Então, a Caravana da Educação surgiu com essa expectativa de mobilizar escolas e estudantes neste dia voltado para a educação. Já passamos por várias cidades e é muito gratificante ver a animação e a entrega de todos eles. Toda essa ação conjunta de Pactuação e Caravana têm se tornado um dia muito bonito para a nossa educação. Em Arcoverde não será diferente, será mais um grande dia para a educação pernambucana”, pontua o secretário Fred Amancio.

Nenhum comentário

Juliano Cesar. Tecnologia do Blogger.